Construção

As piscinas EcoPools são geralmente construídas em duas partes: uma zona de banho e outra zona de ecossistema. Ambas necessitam estar em uma área revestida e impermeável, chamada “tanque”. Os tanques podem ser construídos de várias maneiras e a escolha das técnicas e materiais dependerá do orçamento disponível, aspecto estético preferido, existência de mão de obra especializada no local, condições do solo, águas subterrâneas e impacto ambiental.

Existem diferentes técnicas para impermeabilizar eficazmente o tanque de uma piscina. Algumas mais econômicas que outras. Algumas também mais ecologicamente corretas, porém exigindo maior manutenção. Considerando a durabilidade, garantia dos materiais e qualidade da nossa mão de obra, destacamos abaixo nossos sistemas preferidos de instalação e impermeabilização de tanques. Ainda assim, estamos sempre dispostos a pesquisar, aconselhar e instalar qualquer outro sistema que nossos clientes venham a escolher.


Lonas

Em termos ambientais, as lonas costumam ser consideradas a maneira mais correta de construir, especialmente apropriadas para grandes piscinas que incorporam a zona do ecossistema à zona de banho. Sua instalação exige mão de obra qualificada, disponibilidade do produto na localidade e, especialmente na América do Sul, devem ser considerados aspectos relativos à logística e transporte do material.

Na Europa, há grande disponibilidade de mão de obra especializada e lonas de alta qualidade no mercado, o que nos permite escolher a melhor opção entre os vários tipos de lona disponíveis para executar um projeto em qualquer país europeu. Na África, usamos dois tipos de lonas: PVC, que pode ser material novo ou reciclado de materiais publicitários; e borracha. As lonas de borracha africanas são muito duráveis, com garantia entre 25-30 anos, podendo durar muitos mais. No Brasil e América do Sul em geral, trabalhamos com lonas de EPDM, produzidas por empresas confiáveis e que trabalham com responsabilidade ambiental. Tal qual as lonas africanas, quando instaladas corretamente por profissional qualificado, têm garantia de 25 anos e durarão muitos mais, se a manutenção for feita adequadamente.


Lonas biológicas

Atualmente estamos desenvolvendo na África uma lona de base de celulose, que funciona como uma armação estrutural na qual bactérias e fungos se aderem. Essas lonas criam um tipo específico de impermeabilizante “vivo”. A ideia foi resgatada de projetos de aquacultura de áreas rurais, nas quais folhas de bananeira ou repolho são utilizadas como lonas para lagos. Esperamos em breve lançar o produto no mercado mundial.

Fibra de vidro

Os tanques pré-moldados de fibra de vidro são, normalmente, os de mais rápida instalação. Quando adquiridos de um fornecedor qualificado e instalados corretamente, duram entre 15 e 25 anos, exigindo pouca manutenção. Algumas vezes, as piscinas de fibra de vidro são consideradas “inferiores”, porém essa impressão é resultado, infelizmente, de instalações mal feitas, executadas por pessoas sem qualificação; ou de um serviço de atendimento ao cliente inadequado, por parte de empresas fornecedoras.

Como material, a fibra de vidro funciona muito bem desde tratada corretamente, mantida ao máximo sob o nível da água e suficientemente protegida da intempérie na parte superior. Além da opção pré-moldada, a fibra de vidro pode também ser preparada in loco para sua aplicação. Os materiais para a sua preparação são facilmente transportáveis e sua aplicação “projetada” permite a criação de designs únicos e sob medida. As inovações tecnológicas fizeram da fibra de vidro um material reciclável que cria acabamentos de alta qualidade, flexíveis, resistentes e de baixo impacto ambiental.


Concreto armado e alvenaria estrutural

A desvantagem do concreto e produtos cimentícios é que eles requerem mão de obra altamente qualificada para que se consiga uma membrana eficientemente impermeável com o menor desperdício possível de material, alcançando assim uma construção de qualidade e baixo impacto ambiental.

A relação qualidade/preço deve ser sempre considerada com responsabilidade ambiental. Quando bem executados, os tanques de concreto armado e alvenaria estrutural são ainda o sistema construtivo mais prático, econômico e disponível para a maioria das piscinas em áreas urbanas. Com a vantagem de poder ser utilizado para criar formas variadas. São fortes, podem ser instalados em espaços reduzidos e especialmente resistentes em áreas com persistentes águas subterrâneas. Os tanques de concreto armado são sólidos, garantidos por 25 anos ou mais e duram muito, muito mais tempo, com a adequada manutenção.


Sistemas construtivos especiais e sob medida

Os sistemas descritos acima são os mais tradicionais para a construção de piscinas. Pode ocorrer ainda que um único sistema não seja suficiente para atender às necessidades do cliente, sendo necessária a incorporação de um outro, completando o projeto de forma híbrida. Nossa equipe de instalação reúne diferentes especialistas que, quando necessário, colaboram ainda com outros profissionais na execução de instalações específicas e diferenciadas.